Objetivos e princípios do Brazil Aikikai

OBJETIVOS DO BRAZIL AIKIKAI: a) Zelar para que o padrão técnico do Aikido seja mantido no país orientando e ajudando a fiscalizar a prática no país, para que sejam seguidas as diretrizes divulgadas pelo Aikikai de Tokyo.

b) Participar e organizar movimentos em favor da defesa da classe dos aikidoistas no Brasil.

c) Organizar eventos de Aikido de alto nível técnico.

d) Trabalhar para a elevação do nível técnico da arte no País aos níveis internacionais.

e) Examinar e certificar tecnicamente, qualquer pessoa no Brasil, atestando sua competência técnica, nos moldes das exigências do Aikikai de Tokyo.

f) Permitir que pessoas que queiram trabalhar independentes, mesmo não possuindo 4ºDan possam fazê-lo, constituindo organizações de Aikido.

PRINCÍPIOS BÁSICOS QUE NORTEIAM O BRAZIL AIKIKAI

Infelizmente muitas vezes, professores despreparados ou por razões não corretas acabam graduando indevidamente praticantes ainda sem as condições mínimas para tal ou abrem dojos sem terem ligações com a entidade internacional criada pelo fundador, o Aikikai Hombu Dojo de Tokyo . É preciso manter um padrão básico mínimo de qualidade para que o publico, e mesmo os próprios praticantes de Aikido, se sintam seguros quanto ao titulo que estão recebendo. Por outro lado há pessoas que devido a problemas de dificuldade de relacionamento com seus mestres, ou por personalidade forte querem seguir treinando sozinhos e necessitam eventualmente de avaliações e orientações gerais técnicas. O Brazil Aikikai pretende permitir separar as promoções da relação mestre aluno . Ou seja, ninguém mais será obrigado a ficar com um professor, apenas porque necessita de promoções, visto que esta entidade vai examinar qualquer pessoa para qualquer grau que a ela seja associada, bastando para isto apenas um requerimento do interessado. Isto vai ajudar a dar transparência nas relações, e tornar os relacionamentos entre professores de Aikido e seus alunos mais autênticos.
Por outro lado, o possuidor de um certificado de graduação do BRAZIL AIKIKAI terá a certeza de possuir um titulo efetivamente reconhecido em todo o mundo endossado por uma organização séria e de prestígio.

TEM POR PRINCÍPIOS O BRAZIL AIKIKAI:

a) Dar um padrão de qualidade ao Aikido do Aikikai no Brasil, de forma com que no país se pratique um Aikido de alto nível técnico internacional dentro do estabelecido pela FUNDAÇÃO AIKIKAI DO JAPÃO certificando as pessoas e entidades para que sejam reconhecidas como habilitadas neste aspecto seja para a segurança dos reconhecidos, seja para terceiros, a quem esta competência deva ser comprovada.

b) O reconhecimento através do BRAZIL AIKIKAI reserva-se exclusivamente à parte técnica.

c) Estabelecer vínculos entre as entidades praticantes do Aikido e o Aikikai Hombu Dojo

d) Permitir às entidades associadas que participem de uma comunidade internacional onde haverá possibilidade de troca de experiências, seminários etc, visando sempre atender o currículo técnico preconizado pelo Aikikai de Tokyo.

e) Possibilitar que os associados tenham acesso a shihans e professores de alto nível, inclusive cooperando e facilitando a vinda deles aos dojos associados.

f) O Brazil Aikikai não estará vinculado politicamente a nenhum professor com exclusividade, podendo convidar para seus seminários, qualquer mestre de qualquer lugar do mundo que tecnicamente puder vir ao Brazil, enriquecer o conhecimento técnico dos alunos.

g) O Brazil Aikikai segue as orientações técnicas da Fundação Aikikai do Japão que é a entidade criada pelo Fundador do Aikido para disseminar a arte em todo o mundo. Qualquer pessoa filiada a qualquer professor, instrutor, shihan, ou mesmo qualquer praticante de aikido poderá se filiar e realizar exames de certificação bastando para isto fazer um requerimento e ser aprovado pela comissão técnica. Os diplomas internacionais conseguidos através do Brazil Aikikai são válidos em todo o mundo sendo o portador dos mesmos reconhecidos como legítimos herdeiros da tradição do aikido atualmente representada pelo o “doshu” Moriteru Ueshiba.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: