Diplomas de Graduação

Todo membro da Confederação Brasileira de Aikido –  Brazil Aikikai  apos ter sido devidamente aprovado em uma exame de promoção para o nivel “Kyu”, receberá um Diploma de Graduação   com tres assinaturas,  respectivament pelo presidente da entidade,  pelo responsável pelo reconhecimento internacional junto a Central Mundial do Japão devidamente habilitado, bem como por seu professor, que como “padrinho” da promoção, responderá individualmente também pelo caráter, idoneidade, e moral do candidato dentro dos tradicionais principios elevados do Aikido.

A Confederação Brasileira de Aikido- Brazil Aikikai, fornecerá os diplomas de faixa preta devidadamente aprovados nos exames  de faixa , emitidos diretamente do Japão nos padrões internacionais e assinados respectivamente pelo DOSHU (lider máximo mundial).

OBS: A pedido especial,  a Confederação poderá emitir também diplomas nacionais de promoção de faixa preta, mas obrigatoriamente neles deverá constar o numero da promoção fornecida pela Central Mundial

DIPLOMAS DE CAPACITAÇÃO PARA ENSINO:

Todo membro da Confederação Brasileira de Aikido –  Brazil Aikikai terá, ao ser aprovado em um exame de graduação, um diploma de capacitação para ensino receberá um diploma assinado pelo presidente da Confederação, e pelo Diretor técnico nos niveis de:

FUKUSHIDOIN   (professor Assistente):   Este título é concedido mediante   um exame de habilitação onde o canditado deverá não somente comprovar conhecimentos técnicos e teóricos sobre a arte, mas também demostrar que tem conhecimentos didáticos para esta função. Para se poder candidatar o candidato deverá ter pelo menos a graduação de nidan faixa preta 2º Grau.Este certificado é emitido pela Confederação e assinado pelo diretor  Técnico e Presidente.

SHIDOIN   (professor Titular):   Este título é concedido mediante   um exame de habilitação onde o canditado deverá não somente comprovar conhecimentos técnicos e teóricos sobre a arte, mas também demostrar que tem conhecimentos didáticos para esta função sendo pessoa idônea, com liderança, maturidade no ensino da arte comprovado. Para se poder candidatar o candidato deverá ter pelo menos a graduação de  faixa preta 4º Grau. Este certificado é emitido pela Confederação, e assinados pelo Diretor Técnico e Presidente.

SHIHAN (mestre máximo, PHD):   No passado, até 2002, quando um praticante dava aulas de aikido e era promovido para 6º Dan, ele automaticamente era chamado de SHIHAN, pelo AIkikai Hombu Dojo, não havia um certificado especifico para este titulo, embora algumas pessoas tivessem  um consignados pelo Doshu Kishomaru porque o solicitaram. Após 2002 no entanto, a situação foi regularizada, e a partir desta data, foi criado um certificado de Shihan que é emitido no Japão. Após completar 6 anos de ensino da arte, e ser considerado uma pessoa que comprovadamente está formando alunos de nivel internacional, o Aikikai Hombu Dojo, aceita uma “application” (pedido) de análise de alguma pessoa indicada por uma organização oficialmente reconhecida no pais pelo Hombu Dojo (ver relação das organizações no site www.aikikai.or.jp).  Nos meses de novembro e dezembro uma comissão de alto nivel de confiança do Doshu examina o pedido, e o canditado , se aprovado,  tem sua graduação anunciada na festa de Kagami Biraki no começo de janeiro. Ou seja, acaba demorando 7 anos na prática o tempo mínimo para se ter esta graduação se tudo estiver de acôrdo. Se o pedido for recusado, então a organização que o recomendou para o titulo, deve aguardar dois anos para entrar com o novo pedido de análise.O candidato aprovado recebe o diploma emitido pelo Aikikai Hombu Dojo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: