O que é o Aikido

Aikido é um Budo (arte marcial) criada por Morihei Ueshiba. Depois da passagem do Fundador em 1969 , seu filho Kishomaru foi proclamado o primeiro Doshu do Aikido. Atualmente Moriteru Ueshiba neto do Fundador sucedeu seu pai como Doshu do Aikido. A fundação Aikikai oficialmente reconhecida pelo governo Japonês em 1940 foi fundada para preservar e promover os ideais do verdadeiro Aikido criado pelo Kaiso (Fundador). O Aikikai é a Sede Mundial Oficial para o desenvolvimento do Aikido através do mundo. No Brasil , a Confederação Brasileira de Aikido – Brazil Aikikai está oficialmente reconhecida pela central japonesa para realizar os mesmos propósitos. Um budo genuinamente puro acontece com a unificação entre a técnica , o corpo e o espírito (emoções , mente). Quando este Budo se manifesta ele não depende da técnica mas da essência de cada praticante. O objetivo do Aikido é se conseguir desenvolver uma forma de pensar e de agir verdadeira e natural através deste espírito do Budo.

Abaixo, alguns pensamentos sobre o espírito do Aikido:

  • O Aikido é amor;
  • O Budo é o Caminho do Guerreiro. Combinando o espírito do Céu e da Terra em sua mente , corpo e emoções, se pode cumprir nossa capacidade máxima neste mundo com um amor incondicional para todas as coisas;
  • O Aiki visa se vencer o Egoísmo e a falsidade através da prática da arte marcial. O Aiki é o Caminho do perdão e da iluminação. As suas técnicas marciais desenvolvem a disciplina necessária para jornada de unir o espírito e o corpo, através da canalização e incorporação das leis do Céu.

O objetivo do treinamento do Aikido não é apenas se aperfeiçoar algum aspecto ou habilidade, mas muito mais melhorar o caráter dos praticantes de acordo com as Leis da Natureza. Através de sua prática se atinge uma grande resistência interna, forte, mas suave. Os movimentos encontrados na natureza são eficientes, racionais , e macios quando o centro fica imóvel, firme e estável.

 Para que um centro seja firme é necessário que se torne consistente me qualquer situação que a vida nos apresente, e deve ser verdadeiro para cada pessoa. O ápice do Aikido é expresso quando o praticante consegue alinhar seu centro de ações e vital com o que lhe oferece a Natureza. O movimento do Aikido mantém este centro firme e estável com ênfase na rotação esférica caracterizado pela fluidez, circularidade, como a dança, mas sem perder a marcialidade. Este movimento circular pivotante, permite se entrar dentro da guarda do atacante, ou circundá-lo envolvendo-o . O princípio da rotação esférica torna isto possível permitindo que uma pessoa mais fraca consiga controlar uma outra mais forte fisicamente falando em termos de maior tamanho, força ou experiência. Embora os movimentos do Aikido seja suaves , racionais fluidos por natureza, permitem que com pouco força se consigam efeitos muito poderosos, como quando se usa uma máquina, como uma alavanca ou uma prensa hidráulica para levantar grandes pesos.

Esta caraterística focada na gentileza e no bom trato com os semelhantes e parceiros acaba tornando esta arte própria para todos os homens , mulheres e crianças de qualquer idade ou condição física. E ela não oferece apenas treinamento espiritual mas também exercício físico extremamente saudável e ao mesmo tempo ensinando a etiqueta e o comportamento social adequado. O ponto cardinal do aikido é o conceito oriental do “KI”, o princípio universal. O Aikido procura unir o Ki do universo com o Ki de cada praticante. Literalmente , o Aikido pode ser traduzido como o “Caminho para se entrar em harmonia com o KI”.

 
Anúncios

One comment on “O que é o Aikido

  1. Marco Aurélio
    29 de novembro de 2011 at 11:54 #

    Acredito que este blog ajudará na boa divulgação do Aikido no Brasil.Muito boa iniciativa.Postaremos informações para ajudar na veiculação das informações.

    Marco Aurélio
    Dojo cho Kitoji Dojo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: