Missão

NOSSA MISSÃO

ORGANIZANDO O AIKIDO OFICIAL E COM NÍVEL TÉCNICO INTERNACIONAL NO BRASIL

Existem praticantes, escolas (ryu) e dojos de Aikido no Brasil que querem trabalhar politicamente independentes bem como desenvolver seu próprio estilo e precisam de reconhecimento e certificados de graduação para melhor poderem desenvolver suas atividades de divulgação e ensino de arte mas querem ser reconhecidos junto ao Aikikai do Japão e assim poderem promover seus alunos dentro da tradição e critérios oficiais nacionais e internacionais.

Outros estão necessitando aprimorar seus conhecimentos técnicos de forma a possuírem nível técnico de padrão internacional, e precisam ter acesso à participação em seminários aulas e ter contatos com grandes mestres do Aikido mundial estarem ligados a uma entidade que lhes mantenham atualizados e bem informados. Essas pessoas ou organizações podem obter esta condição através da Confederação Brasileira de Aikido – Brasil Aikikai, entidade certificadora, e promotora do Aikido de Alto nível no Brasil seguindo o estabelecido pela sede internacional, o Aikikai Hombu Dojo de Tókyo, Japão.

O Brazil Aikikai não tem por objetivos agrupar pessoas ou organizações para formar um grupo único seguindo apenas um professor ou uma escola. A idéia é ajudar as escolas e mestres e praticantes, a desenvolver o Aikido da forma correta proposta pelo Fundador, permitindo-lhes vinculação com a família Ueshiba e certificá-las nos moldes internacionais e nacionais de forma oficial e reconhecida oficialmente. As promoções no Brazil Aikikai não tem critérios políticos, mas técnicos e candidatos são através de uma comissão técnica que os examina criteriosamente de forma isenta de fatores políticos, bastando para se ter sucesso nos exames apenas competência técnica. Cabe ao professor do candidato a responsabilidade de avaliar sua condição moral e de caráter que deve ser compatível com os nobres e éticos princípios do Caminho do Aikido.

Como uma Confederação Nacional, o Brazil AIkikai congrega várias organizações que possuem senseis líderes do Aikido Brasileiro, cada um com sua escola, e metodologia de ensino, mas seguindo os princípios gerais básicos divulgados pelo Aikikai de Tokyo, de forma a garantir exames e orientações técnicas feitas por uma comissão julgadora e orientadora de alto nível técnico evitando assim que pessoas venham a receber graduações ou ensinamentos distorcidos. Neste sentido presta serviço a comunidade como uma entidade colaboradora na fiscalização e proteção ao público interessado como referência segura para a boa prática do Aikido no país.

A entidade também é uma oportunidade para que os praticantes e instrutores de Aikido no Brasil possam conhecer e treinar com outros mestres de alto nível sem barreiras politicas ou preconceitos e assim ampliar seus conhecimentos técnicos e teóricos se relacionando em aulas, eventos e encontros promovidos pela Confederação. Através da filiação abre-se um canal para se convidar mestres do exterior para cursos, work shops do Aikido e suas outras aplicações como por exemplo, ensinando o AIKIDO em treinamento de executivos de empresas usando estratégias do Aikido para liderar, e trabalhar em harmonia, bem como para agencias de segurança, atavés do método TAKEPOL – BRAZIL AIKIKAI de aprisionamento e controle policial ou em ações similares.
Também se algum intrutor necessitar de orientações e intruções e algum mestre e maior conhecimento pra se aprimorar no Aikido, se estiver afiliado à Confederação poderá ter esse apoio. e inclusive se desejar, escolher esse mestre para ser seu mentor, assumindo a relação tradicional, “Senpai Kohai” (mestre aluno), quando esse receberá ensinamentos superiores ou secretos do mesmo tornando-se seu aluno. Existe um diretor técnico na Federação, mas cada instrutor é livre para escolher seu orientador que preferir. Os exames de promoção e graus (faixas) em qualquer caso deverão serem feitos baseados no programa mínimo padrão que poderá ser visto em DVD, e lista constante no menu deste site.

Anúncios

3 comments on “Missão

  1. heber
    26 de março de 2012 at 02:39 #

    saudacoes amigos irmaos que a energia do divino os inspire cada vez mais so estou entrando pra agradecer por este lindo trabalho pois sou apaixonado pela arte mas na minha cidade num tem nenhum professor de aikido sou faixa preta de karate e praticante de taijutso a 22 anos mas minha verdadeira paixao e o aikido so num pratico pois num tem nenhum professor aqui na cidade ou na regiao mas deixo aqui meu respeito e admiracao quem sabe um dia eu consiga realizar meu sonho abracos.

    • yamadojo
      26 de março de 2012 at 02:49 #

      Obrigado Heber! Tomara que em breve apareça um intrutor para vocês na sua cidade ou então que vocês montem um grupo de treinamento de Aikido. FOi assim que o Yama Dojo começou.

      Abs,
      Joacir

  2. francisco silva
    16 de setembro de 2014 at 13:05 #

    mechamo francisco silva, vivo fora do Brasil, sou faixa preta de jiu jitsu ,tradicional e tenho o grande praser de praticar esta nobre arte marcial a qt anos que eo aikido.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: