EXIGÊNCIAS MÍNIMAS PARA GRADUAÇÃO

EXIGÊNCIAS MÍNIMAS PARA GRADUAÇÃO:
Diretrizes gerais:

CARACTERÍSTICAS E EXIGENCIA TÉCNICAS GERAIS NECESSÁRIAS PARA GRADUÇÃO NO BRAZIL AIKIKAI.

 

GRAU TEMPO MÍNIMO
Desde a última promoção TÉCNICAS A SEREM EXIGIDAS NO EXAME

5º kyu

40 dias de prática

Shomen uti: ikyo, irimi nague (Omote e Urá).
Katatetori: Shiho nague (Omote e Urá).
Ryotetori: Tenchi Nague
Tsuki: Kotegaeshi.
Ushiro Tekubitori: Kotegaeshi.
Morotetori : Kokyu Ho.

4º Kyu

50 dias de prática

Shomen uti: Nikyo (Omote e Urá)
Yokomenuti: Shihonague
Ai Hamni Tsuki: Irimi Nague
Ushiro Tekubi: Sankyo (Omote e Urá)
Ushiro Ryotetori: Kotegaeshi
Suwari Waza: Shomen uti ikyo
Kata Tori: Nikyo (Omote e Urá)
Kata Tori: Sankyo

3º Kyu

60 dias de prática

Yokomenuti Irimi Nague (kiri gaeshi, kiri oroshi)
Tsuki Kaiten Nague
Ushiro Rio Kata Tori Sankyo (omote e urá)
Morotetori Irimi nague (2 formas)
Shomen uti sankyo (omote e urá)
Suari waza:
Shomenuti Irimi Nague
Shomenuti Sankyo (omote e urá)
Hamni Handachi:
Katatetori Shihonague
Katatetori Kaiten Nague

2º Kyu

70 dias de prática

Shomen uti: shiho nague e Kaiten Nague
Yokomenuti Gokyo
Ushiro Tekubi Tori Shihonague e Juji Nague
Ushiro Kubi Shime Koshi Nague
Morotetori Nikyo
Hamni Handachi : Shomenuti Irimi Nague
Yokomenuti Kotegaeshi
Katatetori Nikyo.
Jyu Waza contra 2 pessoas.

1º Kyu

80 dias de pratica

Katatori Menuchi 5 técnicas
Yokomenuchi 5 técnicas
Morotetori 5 técnicas
Shomenuti 5 técnicas
Koshi Nague 5 técnicas
Tanto tori
Hanmi Handachi (ushiro waza ) 5 técnicas
Jyu Waza contra 3 pessoas

Shodan

100 dias de prática
(idade mínima 15 anos)

Todas as técnicas para 1 kyu.
Tachitori
Jotori
Henka Waza
Jiu waza contra 4 pessoas

Nidan

200 dias de prática
(mínimo 1 ano após shodan)

Todas as técnicas de shodan, 2 técnicas de Tachi Dori, kaeshi Waza, jyu waza contra 5 pessoas

Sandan

300 dias de prática
(mínimo 2 anos após nidan)

Técnicas em Handachi Waza e outras a serem determinadas pelo examinador na ocasião do exame.

Yondan

400 dias de prática
(mínimo 2 anos após sandan)

Técnicas a serem determinadas pelo examinador na ocasião do exame.

 Godan, Rokudan,Nanadan e Hachidan      

Estas promoções são sempre por recomendação não há mais exame depois de yondan.

IMPORTANTE:

A forma de fazer as técnicas abaixo são as padronizadas internacionalmente de acordo com o Hombo Dojo do Japão ou similares. O Brazil AIkikai tem à venda um dvd padrão com a forma adequada aceita que pode ser adquirido pelos afiliados. Quem tiver os DVD do Doshu Moriteru Ueshiba, deve seguir a forma de fazer as técnicas conforme ele faz. È importante lembrar que nos exames e m termos de julgamento é muito importante como a pessoa faz a técnica, e não a forma que ela está fazendo. O nível de um praticante se revela através de sua movimentação, que os mestres julgadores percebem como adequada ou não. As técnicas são na verdade uma forma de se poder observar os examinados ao praticarem Aikido e também uma referência , um padrão a e adotar nos exames.

Um dojo associado, não terá seus alunos examinados pela comissão organizadora se os mesmos não estiverem usando o simbolo do Brazil AIkikai em seu dogui.

Antes de qualquer exame, o lider do dojo deverá inscrever seus alunos no cadastro do site, agendar o exame e imprimir as respectivas fichas através do proprio site. Uma vez os alunos aprovados, a secretaria do Brazil AIkikai lancará as respectivas promoções para que as mesmas fiquem publicamente anunciadas e confirmadas. È indispensável portanto o fornecimento do RG de cada aluno no cadastro pelo lider de cada dojo quando o cadastra.

Além dos candidato saber executar as técnicas  FISICAMENTE compatíveis com o nível a que se candidata há que se observar que :

a) Para ser 5º Kyu é necessário saber cair bem, ter um bom “kamae”, girar bem o corpo dentro dos movimentos do Aikido (Tai Sabaki).

b) Para ser 4º Kyu é necessário demonstrar que tem uma noção básica de defesa pessoal, de maai e firmeza ao executar as técnicas.

c) Para ser 3º Kyu é necessário, estar com seus movimentos bem seguros, e fortes, estando o praticante pronto para começar a buscar a movimentação fluida do Aikido.

d) Para ser 2º Kyu é necessário demonstrar fluidez nos movimentos saindo do padrão geométrico, devendo demonstrar “ki no nagare”.

e) Para ser 1º Kyu é necessário demonstrar todas as qualidades de “a” a “e” de forma madura, bem como um bom “zanchin”.

f) Para ser Shodan, é necessário ter movimentação e execução técnicas firmes, e demonstrar integração entre a mente, o corpo e as emoções de forma a executar os movimentos fluidos, fortes, e com tranqüilidade.

SHO é o início, o que começa. O corpo começa enfim a responder aos comandos e a reproduzir as formas técnicas. Começa-se a ter idéia do que é o Aikido. É necessário então esforçar-se para praticar ou demonstrar, lentamente se necessário, mas unindo-se a precisão e a exatidão.

g) Para ser Nidan, é necessário demonstrar capacidade de execução de movimentos fluidos, mas fortes, com bastante energia. Ao trabalho do 1 Dan acrescenta-se rapidez e potência ao mesmo temp que se demonstra maior determinação mental. Isto se exprime pelo aluno na sensação de ter progredido. Os examinadores devem sentir este progresso sentindo uma clareza na maneira de se aprendar e na condução do trabalho.

h) Para se ser Sandan, é importante mostrar movimentos fluidos, fortes, calma e segurança durante a execução, postura impecável, e se estar bem perto do máximo que poderá atingir tecnicamente. O praticante tem que ter o porte de “expert ”.

É o início da compreensão do Kokyu ryoku. A entrada na dimensão espiritual do Aikido. A delicadeza, a precisão e a eficácia técnicas começam a manifestar-se. É então possível transmitir estas qualidades.

i) Para ser yondan que é um  nível tecnicamente avançado, começa-se a prever os princípios que regem as técnicas.É possível conduzir mais precisamente os  praticantes no caminho traçado pelo Fundador.

j) Para ser godan há que se  ter o nível onde sua  arte respeita os princípios e o espírito, começando a se  separar  da forma, não ficando mais preso ao aspecto externo da técnica. Novas soluções técnicas aparecem em função das situações.

k) Para ser Rokudan a sua técnia tem que ser brilhante, o movimento é fluido e potente. Deve impor´se como uma evidência àquele que o olha. A potênfia e a disonibiliade físicas, bem como a pureza menstal unem-se sem abmguidade no movimento e exprimem-se também na vida diária.

k) Para ser nanadan o ser desembaraça-se das suas ocultações e aprecer sobe a sua verdadeira natureza, manifesta o seu verdadeiro eu. Libre de equalquer fixação, prova a alegruia de viver aqui e agora.

l) Para Ser Hachidan, o praticante deve estar além da vida e da morte e o seu espírito claro é aberto, capaz de unificar os contrários, e os inimigos começam a se transformarem em colaboradores.E sem inimigos é vencedor eterno. Sem obstáculo é livre em sua liberdade. A sua visão engloba e harmoniza a totalidade, mas mantem o espirito do principiante e continua a buscar a evolução.

                                               

OBSERVAÇÃO:

1)Professores que possuem dojo, com gradução reconhecida pelo Brazil Aikikai no nivel de Sandan  automaticamente farão parte da banca examinadora, e poderão examinar diretamente seus alunos de Kyu de faixa amarela até marron e  e solicitar posteriormente os certificados para o Brazil Aikikai atendendo as disposições e regulamentos estabelecidos para promoções neste site.

2)Entidades que já estejam recebendo diretamente do Hombu Dojo atualmente seus diplomas e estejam associadas ao Brazil Aikikai para fins de integração, promoção de eventos em conjunto,  e padronização técnica de nível minimo internacional, terão as promoções de seus alunos para yudansha reconhecidas desde que uma comissão técnica não constate que pessoas estejam sendo promovidas sem o nivel minimo técnico internacional.

3)Em caráter exepcional em locais efetivamente distantes (mais de 800 Km), de onde residam membros da banca examinadora,  lideres de dojos associados poderão fazer exames de kyu em seus alunos documentando o mesmo através de filme a ser enviado a comissão examinadora para fiscalização a saber:

 a)Lideres de dojos com graduação até shodan poderão examinar até 2 Kyu.      

  b)Líderes de dojos com graduação até nidan poderão examinar até 1 Kyu.

  Obs: No caso do item “3” acima, a comissão examinadora poderá recusar qualquer promoção feita após assistir e julgar o exame registrado pela filmagem.

Abaixo o certificado de promoção de faixa reconhecido pela Confederação:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: