
Agora sou uma faixa verde.A ficha caiu.
Desde que entrei no Kitoji Dojo, procurava treinar com seriedade,estudava,seguia meu Sensei Marco Aurélio nos eventos,sempre buscando este “sentimento’ encontrado nas técnicas e nos livros de Aikido.Infelizmente pouco sentia, exceto quando os professores demonstravam em mim.
Este momento era mágico e sempre me questionava dizendo: Por que travo? Por que fico pensando em fazer as técnicas como uma receita de bolo? Por erro tanto?
A resposta que encontrei é que faltava confiança e se doar um pouco mais durante as técnicas.
Treinando para exame de faixa verde, fui testada pelo Sempai Marcelo Bandeira e meus amigos de treino Fernando e Ricardo.Tive medo e pensei em desistir, porque achava que não ia conseguir fazer nenhuma técnica.A todo momento escutava deles: relaxa,confia,para de falar que não consegue,ninguém vai te machucar,sinta a energia,não deixe quebrar a conexão,deixa fluir.
Eles me deram confiança e fui me entregando, neste momento percebi que realmente estava treinando Aikido. Percebi que doação era o sentimento que estava faltando nos meus treinos.
Aikido é uma arte maravilhosa,complexa e de puro sentimento.Treinar somente as técnicas e galgar as graduações para almejar a faixa preta, isto é somente Arte Marcial.Perceber e estudar este sentimento que vem de um ataque,conectar,absorver e deixar seguir,eu acho que isto é treinar Aikido. Não tenho pressa,pois o entendimento chegará na hora certa para mim.
Tenho muito que estudar,trabalhar meu ukemi,relaxar,ampliar os movimentos e outros inúmeros detalhes que vão lapidar o meu caminho,sempre com humildade e buscando a cada treino o aperfeiçoamento.Como diz meu Sensei: Bom!É por aí!
Ao longo destes 4 anos, meus ukemis melhoraram, adquiri mais flexibilidade, estou mais consciente da minha postura e do meu corpo,mais tranquila e atenta para as situações da vida.
Fico feliz em ouvir de uma pessoa, como o Sempai Marcelo Bandeira, quando diz que meus ukemis melhoraram.Meu objetivo é chegar no Dojo para mais um treino e superar meus medos, é aproveitar todos os benefícios que o Aikido pode me proporcionar,é ter um bom condicionamento físico e uma paz interior,é treinar me divertindo,isto que me faz seguir!
Agradeço aos professores e aos colegas de Aikido pela troca de experiências e aprendizado durante nossos encontros.
Agradeço aos meus amigos da familía Kitoji e ao meu Sensei Marco Aurelio por nunca desistir de mim,por me dar confiança,por me fazer acreditar que posso sempre um pouco mais.
Domo arigato.
Jane
É isto ai Jane..continue firme treinando Aikido com alegria.Eu tenho 59 anos de idade comecei a treinar Aikido em Abril de 2008.atualmente sou faixa azul…já venci muitos obstáculos no tatame com o incentivo dos meus instrutores e colegas .Aikido é para mim antes de tudo uma filosofia de agir e pensar que só faz a gente evoluir e melhorar a qualidade de vida…grande abraço….Eduardo…Naikandojo-Itabuna-Ba