63 ANOS – 4 ANOS DE AIKIDO

Agora sou uma faixa verde.A ficha caiu.

Desde que entrei no Kitoji Dojo, procurava treinar com seriedade,estudava,seguia meu Sensei Marco Aurélio nos eventos,sempre buscando este “sentimento’ encontrado nas técnicas e nos livros de Aikido.Infelizmente pouco sentia, exceto quando os professores demonstravam em mim.

Este momento era mágico e sempre me questionava dizendo: Por que travo? Por que fico pensando em fazer as técnicas como uma receita de bolo? Por erro tanto?

A resposta que encontrei é que faltava confiança e se doar um pouco mais durante as técnicas.

Treinando para exame de faixa verde, fui testada pelo Sempai Marcelo Bandeira e meus amigos de treino Fernando e Ricardo.Tive medo e pensei em desistir, porque achava que não ia conseguir fazer nenhuma técnica.A todo momento escutava deles: relaxa,confia,para de falar que não consegue,ninguém vai te machucar,sinta a energia,não deixe quebrar a conexão,deixa fluir.

Eles me deram confiança e fui me entregando, neste momento percebi que realmente estava treinando Aikido. Percebi que doação era o sentimento que estava faltando nos meus treinos.

Aikido é uma arte maravilhosa,complexa e de puro sentimento.Treinar somente as técnicas e galgar as graduações para almejar a faixa preta, isto é somente Arte Marcial.Perceber e estudar este sentimento que vem de um ataque,conectar,absorver e deixar seguir,eu acho que isto é treinar Aikido. Não tenho pressa,pois o entendimento chegará na hora certa para mim.

Tenho muito que estudar,trabalhar meu ukemi,relaxar,ampliar os movimentos e outros inúmeros detalhes que vão lapidar o meu caminho,sempre com humildade e buscando a cada treino o aperfeiçoamento.Como diz meu Sensei: Bom!É por aí!

Ao longo destes 4 anos, meus ukemis melhoraram, adquiri mais flexibilidade, estou mais consciente da minha postura e do meu corpo,mais tranquila e atenta para as situações da vida.

Fico feliz em ouvir de uma pessoa, como o Sempai Marcelo Bandeira, quando diz que meus ukemis melhoraram.Meu objetivo é chegar no Dojo para mais um treino e superar meus medos, é aproveitar todos os benefícios que o Aikido pode me proporcionar,é ter um bom condicionamento físico e uma paz interior,é treinar me divertindo,isto que me faz seguir!

Agradeço aos professores e aos colegas de Aikido pela troca de experiências e aprendizado durante nossos encontros.

Agradeço aos meus amigos da familía Kitoji e ao meu Sensei Marco Aurelio por nunca desistir de mim,por me dar confiança,por me fazer acreditar que posso sempre um pouco mais.

 

Domo arigato.

Jane

 

One comment on “63 ANOS – 4 ANOS DE AIKIDO

  1. Eduardo Fonseca Barreto
    26 de fevereiro de 2015 at 23:37 #

    É isto ai Jane..continue firme treinando Aikido com alegria.Eu tenho 59 anos de idade comecei a treinar Aikido em Abril de 2008.atualmente sou faixa azul…já venci muitos obstáculos no tatame com o incentivo dos meus instrutores e colegas .Aikido é para mim antes de tudo uma filosofia de agir e pensar que só faz a gente evoluir e melhorar a qualidade de vida…grande abraço….Eduardo…Naikandojo-Itabuna-Ba

Deixe um comentário

